sábado, 15 de setembro de 2012

“Teus olhos” ou “seus olhos”?


Depende.
No discurso, temos três tipos de pessoa: quem fala (eu / nós), para quem se fala (tu / vós), de quem se fala (ele / ela / eles / elas).
Os pronomes teu, tua, contigo etc., referem-se a segunda pessoa do singular: tu.
Os pronomes seu, sua, consigo etc., referem-se a terceira pessoa do singular: ele / ela.
Se você estiver se referindo aos olhos da pessoa com quem você está falando, o correto é “teus olhos”; se você estiver se referindo aos olhos de uma terceira pessoa (de quem você está falando), o correto é “seus olhos” Atualmente, tem-se tornado comum o uso de seu/sua no lugar de teu/tua, como se ambos fossem sinônimos, o que é um erro. Portanto, para uma maior correção, prefira utilizar os pronomes de acordo com a norma exposta acima.

6 comentários:

  1. Vejo em tantos lugares por aí escrito "seu" quando deveria ser "teu" que acabo sendo forçada a igualar estes pronomes para entender o sentido da frase.
    Até em sites renomados... Isso confunde a pessoa :(

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, coloquialmente, o "seu" é aceito para a 2ª e 3ª pessoa do singular.

    ResponderExcluir
  3. Até serto ponto,podemos considerar o teu da segunda pessoa no discurso directo e seu da tercera pessoa no discurso indirecto.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Bernardo 'seu' comentário, merece uma melhor análise começando pelo: ... Até serto ... creio que voce deveria escrever a palavra 'serto' com 'c' o que voce acha?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Onde esta nossa verdadeira lingua ?? que nosso Deus nos deu , o ( Tupy-Guarani)

    ResponderExcluir