sábado, 31 de maio de 2014

Ambiguidade e cacófato


Ambiguidade, ou anfibologia, refere-se à duplicidade de sentido em uma construção sintática, ou seja, a frase pode ser interpretada de mais de uma maneira. Um exemplo de ambiguidade pode ser observado em uma manchete de um site esportivo. O lateral Ruy Cabeção, após se desligar do Mixto, procurava um novo clube pelo qual jogar utilizando-se, para isto, do Twitter. O site, então postou esta manchete:

“Ruy Cabeção tenta encontrar clube para jogar no twitter”.

Com esta construção, tem-se a impressão de que Ruy Cabeção irá jogar no twitter quando, na verdade, ele estava utilizando a rede social para procurar um novo clube. Para evitar a ambiguidade, a manchete poderia ter sido escrita desta forma:

“Ruy Cabeção tenta encontrar, pelo twitter, um novo clube para jogar”.


Já a cacofonia refere-se ao encontro ou repetição de sons que desagrada ao ouvido, fazendo com que entendamos uma palavra em vez de outra. Um exemplo de cacófato foi a frase dita pela apresentadora Luciana Gimenez ao falar sobre sua mãe, em uma entrevista. Ela quis prestar uma homenagem à mãe, a atriz Vera Gimenez, agradecendo ao fato de a mãe a ter gerado. Então, Luciana soltou está “pérola”:

“Mãe, obrigado por você ter me tido”.

Neste caso, o final da frase nos dá a impressão de que ela usou a palavra “metido”, particípio do verbo “meter”, em vez do pronome “me” e do verbo “ter” no particípio. Para evitar o cacófato, ela poderia ter utilizado a seguinte construção:

“Mãe, obrigado por você ter me gerado”.

sábado, 10 de maio de 2014

“Através”, “por meio de” ou “por intermédio de”?


É muito comum lermos ou ouvirmos expressões do tipo “a partida foi suspensa através de uma liminar” ou “descobri essa informação através da internet”.
Em ambos os casos, a utilização da palavra “através” está incorreta.

“Através” deverá ser utilizada no sentido de se atravessar alguma coisa.
Ex.: Ele viajou “através” do deserto do Saara.
      Vi Mariana “através” da cortina.

Quando algo nos serve de instrumento para alcançar um objetivo, devemos utilizar “por meio de” ou “por intermédio de”.
Ex.: A partida foi suspensa “por meio de” uma liminar”
       Descobri essa informação “por intermédio da” internet”