quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“A gente vai” ou “A gente vamos”?


Esta expressão causa muita confusão entre os falantes do português. Como a expressão “a gente” dá ideia de plural – “a gente” inclui o falante e mais alguém, portanto, refere-se ao pronome pessoal “nós” – muitas pessoas dizem “a gente vamos”, “a gente fomos”, “a gente viemos”.
Porém, a expressão “a gente” é singular, portanto deverá ser utilizada com o verbo no singular. O correto, então, seria dizer: “a gente vai”, “a gente foi”, “a gente veio”.
As formas ‘vamos’, ‘fomos’ e ‘viemos’ deverão ser utilizadas se, ao invés da expressão “a gente’, for utilizado o pronome pessoal “nós”: “nós vamos”, “nós fomos”, “nós viemos”.

13 comentários:

  1. Que bacana.. Eu achava que era a gente vamos.
    Bom saber.. Isso cai em concursos!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana.. Eu achava que era a gente vamos.
    Bom saber.. Isso cai em concursos!

    ResponderExcluir
  3. O certo DEVERIA ser a gente "fomos" ou a moioria "votaram" pois a frase 'a gente' se refere a mais de uma pessoa, sendo assim, o que DEVERIA vir após teria de ser uma palavra no plural como eles foram, ou vocês viram..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como não se fala o pessoal foram, ou a maioria foram, assim também não se fala a gente fomos, mas o pessoal foi, a maioria foi, a gente foi.

      Excluir
  4. Deveria...se a gente, fosse plural no aspecto gramatical. O termo semanticamente sugere mais de um, porém em regra de concordância: verbo concorda com sujeito. (A gente)

    ResponderExcluir
  5. A expressão
    ...a gente veio.
    Tá correta?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sim ué, é só pensar " ele vai" "a gente vai" é igual. Usa o verbo no singular.. No entanto, você sabe que "ele" se refere a uma pessoa e " a gente" refere-se a várias. Mas " a gente" por estar no singular, precisa concordar com o verbo.

      Excluir
  7. Com certeza não escreveria nada disto. Usaria: nós vamos, nós iremos. "A gente" é uma forma de conversa/escrita informal😂😂

    ResponderExcluir