sábado, 7 de setembro de 2013

O correto é “presidente” ou “presidenta”?



Notícias no twitter: @sebo_cultural64


Muito tem se discutido, atualmente, sobre o uso da palavra ‘presidenta’. Alguns alegam que a palavra é errada, enquanto outros dizem que seu uso é perfeitamente correto. Outros, mais conciliadores, afirmam que ambas as palavras estão corretas. Antes de explicarmos, vale fazer algumas considerações.

A palavra ‘presidente’ é um substantivo comum de dois, podendo ser utilizada tanto para o masculino quanto para o feminino. Palavras com sufixo –ente, tais como ‘presidente’, ‘gerente’ e ‘paciente’, por exemplo, são comum de dois, sendo utilizada para ambos os sexos. O que identifica o masculino ou o feminino é o uso do artigo definido ‘o’ ou ‘a’.
Dessa forma, se estivermos nos referindo a um homem diremos ‘o presidente’, ‘o gerente’, ‘o paciente’. Se estivermos nos referindo a uma mulher dizemos ‘a presidente’, ‘a gerente’, ‘a paciente’. Não utilizamos, por exemplo, as palavras ‘gerenta’ ou ‘pacienta’. O mesmo vale para ‘estudante’. Dizemos ‘o estudante’ ou ‘a estudante’. Jamais dizemos ‘a estudanta’.
Por este raciocínio, a utilização da palavra ‘presidenta’ é desnecessária.

Porém, ‘presidenta’ seria uma flexão do substantivo, o que igualmente é considerado correto. É o que acontece com ‘infante’, por exemplo, cujo feminino é ‘infanta’. Na língua portuguesa, vários substantivos são flexionados para o feminino, enquanto outros, não.
O que ocorre é que a flexão ou não decorre de vários fatores, tais como a ‘eufonia’. De acordo com o princípio da eufonia, utilizamos ou não determinadas palavras conforme sua sonoridade nos agrade ou não. Palavras cujos sons consideramos agradáveis passam a serem usadas; as que nos desagradam, são descartadas.
Por isso, muitos substantivos são flexionados, enquanto outros não.

No caso de ‘presidente’ ou ‘presidenta’, ambas as palavras estão dicionarizadas e,  portanto, são consideradas corretas. Podemos dizer ‘a presidente Dilma’ ou ‘a presidenta Dilma’, indiscriminadamente.
Particularmente, prefiro utilizar ‘a presidente’. Porém, não podemos condenar aqueles que utilizam ‘a presidenta’.

Utilize uma ou outra de acordo com sua preferência, utilizando o princípio da eufonia, por exemplo. Veja qual lhe agrada mais. Ou, então, utilize as duas sem pensar que está incorrendo em algum erro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário