quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cartazes de manifestações escorregam no português III

Recentemente, em diversas cidades do Brasil, vimos o povo sair às ruas para protestar contra diversos problemas enfrentados pelo nosso país. As manifestações são genuínas, atos de um povo que reconhece seus direitos e deveres e exercita, democraticamente, seus direitos políticos.
Entretanto, alguns dos cartazes levados às ruas deixaram a desejar em relação à língua portuguesa.

Vejamos alguns exemplos, com as devidas correções:




1- Neste cartaz, o erro encontra-se na ausência do plural em algumas palavras. O correto seria: “Caso fiquem doentes, desabrigados ou com fome, vão para o Maracanã.”.      




2- Aqui, temos dois erros. Imprensa é com “s” em vez de “ç”; a palavra “fotografo” existe e refere-se à primeira pessoa do singular no presente do indicativo: “eu fotografo”. Porém, no caso do cartaz, refere-se ao profissional que trabalha com fotografia, portanto, um fotógrafo.    



3- Neste cartaz também encontramos dois erros: após a palavra “seleção”, o correto seria utilizar a ‘vírgula’, e não o ‘ponto’, pois o segundo período é uma continuação do período anterior. O outro erro está no uso da palavra “mais”. O correto, neste caso, seria “mas”, que tem o sentido de porém, entretanto, todavia. A frase ficaria assim: Este protesto não é contra a seleção, mas sim contra a corrupção.   

Nos próximos dias, exibiremos mais exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário