sexta-feira, 9 de agosto de 2013

“Mim preparando” ou “me preparando”?

Notícias no twitter: @sebo_cultural64


Outro dia, recebi uma postagem no Facebook que dizia mais ou menos assim: “estou mim preparando para jogar uma pelada...”.

O correto é “mim preparando” ou “me preparando”?

Ambos, “me” e “mim”, são pronomes pessoais do caso oblíquo e, em uma oração, têm a função sintática de objeto ou complemento.
A diferença entre eles é que o pronome “me” completa o sentido de um verbo sem a necessidade de preposição, ao passo que o pronome “mim” necessita de uma preposição para completar o sentido de um verbo.

Ex.: João deu o livro para mim. (deu = verbo; para = preposição; mim = pronome oblíquo)

ou

João me deu o livro. (me = pronome oblíquo; deu = verbo)

Outro exemplo:

Maria pediu para mim.

Maria me pediu.

Nota:

1) o pronome “me”, geralmente, vem antes do verbo (me pediu, me deu, me falou). Quando vem depois do verbo, utiliza-se ‘hífen’ (pediu-me, deu-me, falou-me).

2) o pronome “mim”, é utilizado depois do verbo, antecedido por preposição (pediu a mim, pediu para mim, deu a mim, deu para mim etc.).
      
Desta forma, a construção correta da frase citada no início seria:

“estou me preparando para jogar uma pelada...”

ou

“estou preparando-me para jogar uma pelada...”


17 comentários:

  1. gostei ,bem construtivel fez muito bem pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, tirou uma dúvida que me acompanhava durante muito tempo, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Massa. Entendido demais

    ResponderExcluir
  4. A frase: sono ta mim pegando! Está escrito errado

    ResponderExcluir
  5. A frase: sono ta mim pegando! Está escrito errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sono está me pegando.só é utilizado o "mim"quando este vier regido por preposição.

      Excluir
    2. O sono está me pegando.só é utilizado o "mim"quando este vier regido por preposição.

      Excluir
  6. Muito boa essa dica sobre o uso do me e do mim , me ajudou muito a elaborar meus artigos, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Não sei para que os dois,se ambos são para a mesma pessoa,um só resolveria tudo.
    Aí sim era descomplicar!

    ResponderExcluir
  8. Está correto,uma parte de mim fora de mim ?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se o correto é mim ajudar ou me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se o correto é mim ajudar ou me ajudar

    ResponderExcluir