segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O correto é “chego” ou “chegado”?

Verbos abundantes são aqueles que apresentam mais de uma forma para o particípio, como é o caso dos verbos salvar (salvado e salvo) e aceitar (aceitado e aceito), por exemplo.

Verbos como “chegar” não são abundantes, portanto, apresentam uma única forma para o particípio.

No caso do verbo “chegar”, a forma correta é “chegado”.

Ex.: Eu tinha “chegado” atrasado à festa.
       Eu tinha “chegado” cedo para a prova.

“Chego” é a forma utilizada para a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Ex.: Eu sempre “chego” cedo aos meus compromissos.

Obs.: o fato de utilizarmos a primeira pessoa do singular (eu) com o particípio, pode causar a confusão na hora de utilizar o verbo, já que a forma “chego” pertence à primeira pessoa.

Ex.: Eu tinha “chegado” atrasado à festa. (correto)
       Eu tinha “chego” atrasado à festa. (incorreto)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário