sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A importância da pontuação


Muitas pessoas – não apenas alunos dos Ensinos Fundamental e Médio – não dão importância à pontuação. Para muitos, usa-se algum tipo de pontuação quando o texto está ficando muito extenso ou, quando se está lendo, usa-se a pontuação para recuperar o fôlego.
Nada mais longe da verdade. A pontuação, na escrita, tem o mesmo efeito que as pausas e entonação, na oralidade. Na fala, usamos pausas para destacar pontos importantes, da mesma forma que usamos a entonação para transmitir determinadas ideias – uma pergunta ou uma afirmação, por exemplo.
Na escrita, o uso incorreto da pontuação pode gerar interpretações errôneas. Um bom exemplo é o texto que se segue.

Um homem estava morrendo e, como ainda não havia feito seu testamento, pediu papel e caneta para escrevê-lo. Sentindo a morte se aproximar, escreveu o texto rapidamente, mas morreu antes que pudesse colocar a pontuação correta. O texto ficou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.

A irmã, interessada na herança que o irmão deixaria, pontuou o texto assim:

“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.

O sobrinho, que não era bobo, pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não. A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.

O alfaiate, também interessado em receber algum, pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não. A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.

Um dos pobres da cidade, pretendendo ficar menos pobre, pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não. A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres”.

Como se vê, uma vírgula ou ponto fora de lugar faz bastante diferença para o sentido da frase. A pontuação segue uma ordem para manter a coerência de um texto. Usá-la de maneira aleatória, como vemos muitos fazerem, fará com que a ideia que se pretende comunicar adquira um outro significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário