sábado, 4 de janeiro de 2014

Quando utilizar letra maiúscula em uma palavra?


Existe uma grande confusão no que se refere ao uso de letras maiúsculas em uma palavra. Nas redes sociais, por exemplo, encontramos este tipo de erro na maioria das postagens, uma vez que grande parte das pessoas escreve tudo com letra minúscula.
Muitas pessoas argumentam que sabem utilizar a letra maiúscula quando necessário. Entretanto, se sabem, por quê não a utilizam no facebook e twitter, por exemplo? Geralmente, elas não sabem.
Aí vão algumas dicas.

Sempre se começa uma frase com letra maiúscula, seja início de parágrafo ou após um sinal de pontuação.

Ex.: Hoje está fazendo muito calor!
      Vou a uma livraria. Pretendo comprar alguns livros.

Utiliza-se a letra maiúscula em nomes próprios, inclusive em nomes de animais.

Ex.: Liguei para João para convidá-lo para almoçar.
      Ana, Amanda e Maria saíram juntas.
      Meu cachorro, Spike, é um ótimo cão de guarda.

Obs.: Essa regra vale para nomes de pessoas, de países, de estados, de empresas, de times de futebol etc.

Ex.: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Amazonas, Minas Gerais, Bradesco, Correios, Botafogo, Palmeiras etc.

Uma confusão refere-se à palavra Deus. Escreve-se sempre com letra maiúscula, como querem alguns, ou não faz diferença?
Nem uma coisa nem outra.

Quando “Deus” se referir ao Ser Supremo da religião cristã, será escrito com letra maiúscula, uma vez que se refere a um ser em especial.

Ex.: Rezo a “Deus” para que me dê saúde.
      Que “Deus” te abençoe!

Obs.: palavras que se referem ao “Deus” cristão também são escritas em maiúscula.

Ex.: Deus, o Pai Celestial, vela por todos nós.
      Ore a Deus e Ele ouvirá tuas preces.

Quando a palavra “deus” se referir a um deus qualquer, é escrita com letra minúscula.

Ex.: Zeus era o “deus” supremo dos gregos.
      Baco era o “deus” do vinho.

32 comentários:

  1. mas a palavra deus, não é nome, é um titulo mesmo quando se refere ao criador. portanto ñ faz diferença. tdo deuses ten seu nome.(deus ,Baco)9Zeus deus..)(deus Elohim)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS é 1 só, soberano, criador, pai da eternidade mais deuses tem muitos e como tem

      Excluir
  2. me recuso a tratar o deus cristão com maiusculas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo, ou todos são tratados do mesmo jeito ou nenhum é.

      Excluir
  3. Mary e Anderson: "Deus" é o nome do deus cristão, entenderam? Zeus, Baco Elohim e o resto têm seus respectivos nomes, mas o deus cristão se chama Deus, de fato. É tipo uma pessoa que se chama Graça. "Ah, mas graça é adjetivo e não se escreve com letra maiúscula – me recuso!". Não há nada de errado em não acreditar no deus cristão, mas tem que ter bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do deus cristão é Javé...

      Excluir
    2. Pensei que era Manuel!!!kkkkkkkkk!Da onde inventam tanta besteira?

      Excluir
    3. Na verdade o nome do Deus altíssimo, ao qual a bíblia fala não foi revelado e os que lá aparecem são apenas adjetivos, pois em apocalipse 22.4 afirma que somente no céu saberemos realmente o Seu nome. Em êxodo 3.13-14 diz: Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier os filhos de Israel e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

      Excluir
    4. Na verdade o nome de Deus foi revelado, e ele aparece na Bíblia umas sete MIL vezes. Em Apocalipse 22:4 afirma que o nome dele "estará na testa deles", o que é bem óbvio que é uma figura de linguagem. Em Isaías 45:5 o próprio Deus diz: "Eu sou Jeová, e não há outro. Além de mim não há Deus."

      Excluir
    5. A bíblia é um livro escrito por homens,Deus não teve participação alguma nesse engodo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O nome do deus cristão é Jeová. Deus é substantivo comum só é escrito com maiúscula em início.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra voce amigo, para mim e para outros milhões , simplesmente JEOVA , não quer dizer absolutamente nada. Não julgue nada por sua crença, ela pode ser falha.

      Excluir
    2. Português não segue crença,segue regras ortográficas no caso o deus cristão que tem o nome de Jeová também é escrito com minúsculo.

      Excluir
    3. Português não segue crença,segue regras ortográficas no caso o deus cristão que tem o nome de Jeová também é escrito com minúsculo.

      Excluir
    4. Discussões que terminarão sempre da mesma forma, com deus para os que não creem e Deus para os que creem.....sigam a Língua portuguesa, é melhor !

      Excluir
    5. Que falou que Jeova é nome é o nome de Deus???

      Excluir
    6. A discussão não precisa ser sobre qual deus, qual nome está certo, ou algo do tipo. Quando "deus" estiver sendo usado como nome próprio, se usa maiúscula, e ponto. É um nome próprio, todos se escrevem asssim.

      Excluir
    7. pra mim será sempre "Deus" escrito assim, até por questão de respeito.

      Excluir
  6. O nome do deus cristão é Jeová. Deus é substantivo comum só é escrito com maiúscula em início.

    ResponderExcluir
  7. Você escreveu Twitter e Facebook com iniciais minúsculas.

    ResponderExcluir
  8. Geova é o nome de Deus??Quem disse isso???

    ResponderExcluir
  9. O nome de Deus, é Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos que crêem na bíblia, notem... No antigo testamento, nunca foi revelado o nome de DEUS... Quando Moisés perguntou, ELE disse, "EU SOU"... DEUS usou de vários adjetivos e termos que teriam um significado, por exemplo... Rosa de Saron, Senhor dos Exércitos, Todo Poderoso... Mas só no novo testamento é dito: revelaste teu nome aos homens, tratando-se, de Jesus. SENHOR JESUS CRISTO, aí se revelou o nome do pai, filho Espírito Santo. Aos que não crêem en Deus ou na bíblia, não precisa criticar oq eu creio... Não irão me irritar. Respeito a todos, sejam felizes com seus conceitos.

      Excluir
    2. Aos que crêem na bíblia, notem... No antigo testamento, nunca foi revelado o nome de DEUS... Quando Moisés perguntou, ELE disse, "EU SOU"... DEUS usou de vários adjetivos e termos que teriam um significado, por exemplo... Rosa de Saron, Senhor dos Exércitos, Todo Poderoso... Mas só no novo testamento é dito: revelaste teu nome aos homens, tratando-se, de Jesus. SENHOR JESUS CRISTO, aí se revelou o nome do pai, filho Espírito Santo. Aos que não crêem en Deus ou na bíblia, não precisa criticar oq eu creio... Não irão me irritar. Respeito a todos, sejam felizes com seus conceitos.

      Excluir
  10. O nome de Deus, é Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  11. E no caso de se fererir a Deus como pai. O pai fica maiúsculo ou minuscúlo

    ResponderExcluir
  12. "deus supremo"? Isso é uma regra gramatical? Sério que isso é uma regra gramatical???? Que errado... Eu me recuso a seguir tão regra mal embasada e sem logica. Deus é um adjetivo, e adjetivo só é maiúsculo em início de frase.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade o nome do Deus altíssimo, ao qual a bíblia fala não foi revelado e os que lá aparecem são apenas adjetivos, pois em apocalipse 22.4 afirma que somente no céu saberemos realmente o Seu nome. Em êxodo 3.13-14 diz: Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier os filhos de Israel e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

    ResponderExcluir
  14. Na verdade o nome do Deus altíssimo, ao qual a bíblia fala não foi revelado e os que lá aparecem são apenas adjetivos, pois em apocalipse 22.4 afirma que somente no céu saberemos realmente o Seu nome. Em êxodo 3.13-14 diz: Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier os filhos de Israel e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

    ResponderExcluir
  15. Claro,deus cristão tem q ser maiúsculo pq é cristão, os outros deuses ñ são deus. Por isso detesto esse povo nojento e preconceituoso! Na regra portuguesa deus é minúsculo para todos! Pois não é nome próprio!

    ResponderExcluir
  16. Pode ser denunciada por intolerância religiosa.

    ResponderExcluir