segunda-feira, 1 de julho de 2013

Qual a função da expressão “filho da mãe” em uma frase?

É comum ouvirmos frases do tipo “Aquele filho da mãe me enganou” ou “Não quero ver mais aquele filho da mãe”. Nestes casos, qual a função da expressão “filho da mãe” (ou similares) nas frases? Depende do caso.
Se a frase for:

"Conheci um político filho da mãe". – “filho da mãe” é adjunto adnominal. O adjunto adnominal caracteriza ou determina o substantivo. Neste caso, o substantivo “político” está sendo caracterizado como sendo um “filho da mãe”. 

"Aquele político é um filho da mãe". – “filho da mãe” é predicativo. “Aquele político” é sujeito; “é”, verbo de ligação; “um filho da mãe”, predicativo do sujeito. 

"Esse filho da mãe é político". – “filho da mãe” é sujeito. Se “perguntarmos” ao verbo “quem é político?”, a resposta é “Esse filho da mãe”, portanto, sujeito. 

Se alguém aponta uma arma para o político e diz: "Agora nega o roubo, filho da mãe!" - “filho da mãe” é vocativo. Vocativo é um termo que chama ou interpela a pessoa, animal ou coisa personificada a que nos dirigimos. “Filho da mãe” é a maneira de interpelar, chamar o político. 

"O ex-ministro..., aquele filho da mãe, desviou o dinheiro do INSS" - “filho da mãe” é aposto. O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. “Filho da mãe” demonstra o conceito que se tem do ministro, explicando que ele é um “filho da mãe”.



Um comentário:

  1. Vi esse texto um pouco modificado circulando no Facebook como de um autor anônimo. Ao final, acrescida uma nova frase que se aplica à atualidade política. O texto é seu?

    AULA DE GRAMÁTICA (Autor anônimo)

    - Filho da puta é adjunto adnominal, quando a frase for:: "Conheci um político filho da puta".
    - Mas se a frase for: " O político é um filho da puta," daí é predicativo..
    - Agora, se a frase for: " Esse filho da puta é um político", é sujeito.
    - Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz: "Agora, nega o roubo, filho da puta!", daí é vocativo.
    -Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro... aquele filho da puta, desviou dinheiro das estradas", daí, é aposto.
    Que língua a nossa , não?
    Agora vem o mais importante para o aprendizado:
    - Se estiver escrito: "Saiu da presidência em janeiro de 2010 e ainda se acha presidente". O filho da puta é sujeito oculto....

    ResponderExcluir