quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

“Melhor” é invariável ou está correto usar “melhores”?

Depende da função da palavra “melhor” na oração.

Se “melhor” estiver exercendo a função de advérbio, com o sentido de “mais bem”, permanece invariável. Todo advérbio é invariável, não apresentando gênero, número ou outra flexão qualquer.

Ex.: Aqueles são os times “melhor” classificados no campeonato. – e não “melhores” classificados, como costumamos ouvir dos narradores e comentaristas esportivos.
* Nesse caso, podemos dizer que ‘aqueles são os times “mais bem” classificados no campeonato’. A palavra “melhor” atua sobre o adjetivo classificado, sendo, portanto, um advérbio. Invariável, portanto.
Você também pode utilizar essa dica: se a palavra “melhor” puder ser trocada por “mais bem”, permanece invariável.

Se “melhor” estiver exercendo a função de adjetivo, ela então variará de acordo com o substantivo ao qual estiver ligada.

Ex.: Eles são os “melhores” jogadores do time.
* Nesse caso, a palavra “melhor” tem a função de adjetivo, qualificando o substantivo jogadores. Assim, concorda em número com o substantivo, no caso, plural.

Um comentário:

  1. Aqueles são os times “melhor” classificados no campeonato.

    O correto é: Aqueles são os times “mais bem” classificados no campeonato.

    (...)
    Outra questão é a do uso das construções "mais bem" e "mais mal", ambas corretas diante de particípios. Assim: "Seu carro é mais bem equipado que o meu", "Sua casa é mais mal decorada que a dela". Há os que defendem a possibilidade de empregar as formas "melhor" e "pior" nesses casos. Tradicionalmente, entretanto, é a forma analítica (em duas palavras) que se verifica ante os particípios. Diante de termos nos quais "bem" ou "mal" são prefixos, praticamente não há hesitação entre uma construção e outra. Assim: "O marido era mais bem-humorado [e não "melhor humorado"] que a mulher", "O trabalho dela estava mais bem-feito [e não "melhor feito"] que o dele".
    (...)
    https://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/noutraspalavras/ult2675u18.shtml

    ResponderExcluir