quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Para “mim” fazer ou para “eu” fazer?

“Eu” é um pronome reto e funciona como sujeito da oração. “Mim” é um pronome oblíquo e funciona como objeto. Assim, a escolha de um ou outro dependerá da função que eles exercerão na frase.
Vejamos estes exemplos:

Este trabalho é para “eu” fazer. (nesse caso, “eu” funciona como sujeito do verbo fazer).
* Lembremos daquela velha fórmula que a maioria dos professores ensinam. Para encontrarmos o sujeito de uma frase, ‘perguntamos’ ao verbo: ‘quem’ fará este trabalho? – Eu. Para o sujeito, usa-se pronomes retos (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas).

Observe este outro exemplo:

É fácil para “mim” fazer o trabalho.
* Se ‘perguntarmos’ ao verbo “o que é fácil?”, a resposta será “fazer o trabalho’. Nesse caso, o sujeito é uma oração (sujeito oracional). Como não terá a função de sujeito, usa-se o pronome oblíquo (me, mim, te, ti, contigo, o, a, lhe etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário