terça-feira, 13 de março de 2012

Bujão ou botijão


Ambas as formas são dicionarizadas, portanto consideradas corretas. Ambas as frases abaixo estão corretas.

Comprei um “bujão” de gás.
Comprei um “botijão” de gás.

2 comentários:

  1. Botijão ou bujão

    As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir um recipiente metálico que armazena produtos voláteis como o gás, podemos usar as palavras botijão ou bujão. A palavra botijão é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo o mais utilizada. A palavra bujão, embora com um uso mais popular, aparece em dicionários como sendo sinônimo de botijão.

    Exemplos:
    Vou comprar um botijão de gás.
    Vou comprar um bujão de gás.

    Qual o preço do botijão de gás?
    Qual o preço do bujão de gás?

    A palavra botijão é formada a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo nominal aumentativo –ão é acrescentado ao substantivo botija. Este, de origem espanhola, se refere a um recipiente bojudo, com asas e gargalo fino e curto.

    A palavra bujão tem sua origem na palavra em francês bouchon e se refere, principalmente a uma peça cilíndrica que veda um orifício, ou seja, rolha, bucha, tampão. Esta palavra é também usada com sentido de um recipiente que armazena produtos voláteis, sendo sinônimo de botijão. Neste sentido, é de se salientar que a palavra bujão é uma forma foneticamente corrompida da palavra botijão, característica de uma linguagem popular, que assume formas mais simplificadas com o uso.

    Saiba mais!
    Além de botijão de gás e bujão de gás, também podemos utilizar os termos botija de gás, garrafa de gás e bilha de gás.

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/botijao-ou-bujao/

    ResponderExcluir